Sofia Freire

SOFIA FREIRE

Ela começou aos sete e o calendário marcava o ano de 2004. O teclado era da irmã e o contato com o instrumento foi a oportunidade para iniciar as primeiras experimentações. No entanto, quando falamos de uma criança na primeira década de vida, os experimentos eram, de fato, mera diversão. Contudo, com o olhar para hoje, percebemos que exerceram um papel embrionário no florescimento da poética musical de Sofia Freire.
De personalidade autodidata, com o incentivo do pai buscou aulas de piano & canto que a fizeram aperfeiçoar o que já era inato. Em paralelo conheceu a música de artistas independentes europeus e norte‐americanos que até hoje lhe inspiram a experimentar novos limites criativos que vão além da dualidade piano/voz. Acrescentando também experimentos com softwares de áudio que ela mesma manipula, criando sons através de loops e camadas de voz, palmas e violões. Tudo sozinha.
Uma das vencedoras da convocatória Novas Joias do Selo Joinha Records, no qual o músico e VJ da MTV China é um dos mentores, Sofia Freire supreende pela precoce maturidade que termina por ressoar também na música que cria. Escutar as composições e experimentos da artista é nos permitir lembrar em alguns momentos da suavidade da cantora francesa Camille, como também o trip‐hop da dupla de irmãs franco‐americanas CocoRosie, e o lirismo avant-gard da harpista e pianista californiana Joanna Newsom.
A recifense Sofia Freire faz parte de uma geração que já nasceu conectada com diferentes partes do mundo sem precisar sair de casa, do bairro ou da cidade de origem. E mesmo cantando em português os versos escritos pelo pai nos “anos de chumbo”, essa facilidade de circulação telemática entre fronteiras geográficas antes intransponíveis, explica a natural conexão da arte de Sofia com o que é produzido na música contemporânea mundial.
Agora chegou a hora do resto mundo olhar para Recife e retribuir todos os
deslocamentos da garota para também ouvir o que ela tem a contar.

Por Rodrigo Édipo | Mi-Independente

Foto: Rodrigo Vasconcelos


Veja o Vídeo:


Escute o Som:

Contato.

Rua Paula Batista, 156 Casa-Amarela, Recife-PE, CEP. 52070-070 contato@joinharecords.com.br (81) 3031-9156